CEGAS – CENTRO DE ESTUDOS EM GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

O CEGAS é um grupo de caráter transdisciplinar registrado no CNPq e vinculado à Universidade Federal de São João del-Rei. Nosso objetivo central é desenvolver pesquisas de temas relacionados à gestão ambiental e à sustentabilidade, capacitando alunos e professores, bem como a comunidade externa, a promover ações que promovam uma efetiva tutela ambiental.

O CEGAS nasce a partir da percepção de inter-relação entre suas três linhas de pesquisa: Gestão Ambiental, Direito Ambiental e Políticas Públicas. Esta conformação básica, longe de se constituir um núcleo restrito de conhecimento e estudos, visa ser ponto de partida de modo a agregar paulatinamente outros pesquisadores em diferentes áreas de conhecimento.

Espera-se como resultados deste grupo de pesquisa a criação de um ambiente de debates e a geração de estudos científicos que contribuam para o desenvolvimento de melhores práticas de gestão ambiental e consequentemente sustentabilidade em organizações privadas, públicas e ONGs.

 CONHEÇA A EQUIPE

 Sálvio de Macedo Silva

Graduado e mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília – UnB. É professor Associado II da Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ. Leciona nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Administração Pública da UFSJ. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Sustentável, Avaliação Ambiental Estratégica, Gestão Ambiental, Competitividade e Estratégia Empresarial, Logística, Fundamentos de Administração. Membro da equipe de execução do Programa Casa Verde (Extensão Universitária). Membro do Conselho Universitário- CONSU-UFSJ. Membro colegiado dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Administração Pública da UFSJ. Representante da Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ nos conselhos de gestão das seguintes Unidades de Conservação: Conselho Consultivo do Monumento Natural Estadual Serra do Gambá com sede no município de Jeceaba/MG, e Conselho Deliberativo do Parque Ecológico Municipal da Serra do Lenheiro com sede em São João del-Rei – MG. Representante da Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ no Comitê da Bacia Hidrográfica Vertentes do Rio Grande. Atualmente é pesquisador do Centro de Estudos em Gestão Ambiental e Sustentabilidade.

Currículo: http://lattes.cnpq.br/3249405317075419

Vânia Aparecida Rezende

Professora adjunta efetiva com dedicação integral ao Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da Universidade Federal de São João del-Rei – DECAC/UFSJ. Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras – PPGA/UFLA, na área de concentração: Organizações, gestão e sociedade, tendo como núcleo temático Administração Pública. Pesquisadora na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão social, políticas públicas e participação. Atua como professora e orientadora nos níveis de graduação e pós-graduação.

Currículo: http://lattes.cnpq.br/4875045203648530

Sérgio Gualberto Martins

Professor da Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ. Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (1998), mestrado e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2001/2005). Tem experiência em Ciências dos Solos, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo e da Água, Fertilidade, Gênese e Classificação e Física do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: erosão, sustentabilidade, manejo e conservação do solo, controle de erosão, perdas de macro e micronutrientes em sedimento e água de erosão, estrutura do solo e recuperação de áreas degradadas. Ministrou aulas também em outras instituições de ensino tais como: Ensino Técnico de Lavras – UNETEC, Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) de Bambuí-MG, Centro Educacional de Lavras-Unilavras, Faculdade Presbiteriano Fagammon. Nestas instituições, ministrou as seguintes disciplinas: Gestão ambiental; recuperação de áreas degradadas; fertilidade do solo e nutrição de plantas; gênese, propriedade e classificação do solo, geologia e mineralogia. Trabalhou na FCA como analista de meio ambiente realizando gestão de recursos hídricos e resíduos sólidos e também como responsável pela coordenação ao atendimento de emergências ambientais da empresa. Na mesma empresa participou da implantação da ISO 14001.

Currículo: http://lattes.cnpq.br/2477743442719896

André Luís Bertassi

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP (1995), Mestre em Administração pelo UNISAL-Americana-SP.. Doutor em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Atuou como professor titular da Faculdade de Americana – FAM, e da Faculdade Liceu Coração de Jesus – UNISAL-Americana-SP., foi contador da Prefeitura Municipal de Nova Odessa Sp e professor do Instituto Brasileiro de Administração Pública. Atualmente é professor do Quadro Permanente – Classe Adjunto – Nível II, da Universidade Federal de São João del Rei, lotado no Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis/DECAC. Área de atuação: Administração Pública, Contabilidade e Controladoria Pública. Pesquisa: Sustentabilidade; Indicadores de Responsabilidade Social na Gestão Pública; Gestão de Empreendimentos em Rede; Contabilidade para usuários externos; Controladoria e Contabilidade Gerencial; Educação e Pesquisa em Contabilidade.

Currículo: http://lattes.cnpq.br/8102021548046568

Artur Mariano de Sousa Malafaia

Professor Adjunto II junto ao Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de São João Del Rei (DEMEC-UFSJ). Graduado em Engenharia Mecânica – USP – Escola de Engenharia de São Carlos (2006), mestre pelo programa Interunidades em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade de São Paulo (2009), e doutor pelo programa Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade de São Paulo (2013). Pós-Doutorado (2018) na Universidade Grenoble Alpes, na área de oxidação em alta temperatura. Orientador de mestrado, atuando durante a carreira, principalmente nos seguintes temas: propriedades mecânicas, solda a ponto por fricção mistura em alumínio, oxidação em alta temperatura, ensaios isotérmicos e cíclicos de oxidação, em materiais metálicos como ligas ferrosas de baixo custo, ligas FeMnSiCrNi, ligas de titânio, alumínio e superligas.

Currículo: http://lattes.cnpq.br/1672364736335170

Caroline Miria Fontes Martins

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2005) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2009). Professora da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Recebeu o Prêmio da Bolsa de Mercadorias e Futuros – BM&F 2005 com a dissertação de mestrado como o melhor trabalho entre teses e dissertações em Derivativos de 2005. Possui livro publicado pela Bolsa de Mercadorias e Futuros – BM&F. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade internacional, auditoria independente, contabilidade de custos, controladoria, análise de viabilidade de investimentos,mercados futuros, agronegócio e cadeia produtiva. Atua como docente no Mestrado Profissional em Administração Pública do Profiap na UFSJ.

Currículo: http://lattes.cnpq.br/5379507454683459

 

Clarisse Ferrão Pereira

Pesquisadora nas áreas de inovação e tecnologia onde atualmente participo de grupos de discussão e em fase de implantação de projetos focados em soluções para empreendedores individuais com pesquisa/catalogação desenvolvimento de aplicações de ferramentas de baixo ou nenhum custo para apoiar a gestão e sustentabilidade. Minha formação é engenharia de produção, com mestrado na mesma área. Estou vinculada ao programa de pós graduação da USP São Carlos onde faço doutorado em Engenharia de Produção. Minha experiência profissional é direcionada para a gestão de projetos, consultoria e organização, tendo atuado como gestora de projetos de base tecnológica, integração de sistemas, medidas de performance e capacitação de pessoas. Como acadêmica tenho experiência como docente, gestora educacional, coordenadora de cursos de graduação e pós, pesquisadora institucional e projetos institucionais (CPA, NDE´s, Prouni, Fies). Acumulo vivência também na área de educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem baseada em problemas, tecnologia da informação, processo ensino-aprendizagem, ensino médico e ambiente virtual de aprendizagem.

Currículo: http://lattes.cnpq.br/2380608982947176

Erika Loureiro Borba

Docente na Universidade José do Rosário Vellano- UNIFENAS. Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí- UNIVÁS, cujo foco de pesquisa é o discurso político. Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras- UFLA, Pós-graduada em Direito Processual Civil pela Faculdade Internacional de Curitiba. Pós-graduada em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Lavras- UFLA. Graduada em Direito pela Universidade de Itaúna. Graduada em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras- UFLA. Professora Pesquisadora do Núcleo de Educação à Distância – NEAD da Universidade Federal de São João Del Rei. Pesquisadora nas temáticas de políticas públicas; Direito e políticas públicas; consórcios intermunicipais, direito e administração municipal.

Currículo: http://lattes.cnpq.br/7821811357187207

Flavio Neves Teixeira

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de São João Del-Rei, Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá. Atualmente Professor nos cursos de Graduação em Engenharia Mecânica e Mestrado em Engenharia da Energia da Universidade Federal de São João Del-Rei com ênfase em Eficiência Energética e Sistemas Energéticos. 

 Currículo: http://lattes.cnpq.br/3394102440882769

Franciane de Oliveira Alvarenga

Professora Assistente da Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ, lotada no Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis – DECAC. Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Possui mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2014); especialização em Auditoria e Contabilidade Financeira pela Faculdade Machado Sobrinho(2006) e em Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João Del Rei (2009); graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2004). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, com especialidade em Controladoria, Contabilidade Gerencial, Contabilidade de Custos, Tecnologia da Informação aplicada a Controladoria e Contabilidade Geral.

Currículo: http://lattes.cnpq.br/4567667530634488

Iara Freitas Lopes

Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Mestrado e Doutorado em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos (concluídos em 2002 e 2006, respectivamente) e doutorado sanduíche realizado na Oregon State University, EUA (2004-2005). Tem experiencia na área de genética de populações e uso de marcadores moleculares com ênfase em conservação da biodiversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: evolução molecular, filogeografia e ensino de genética e biotecnologia.

Currículo: http://lattes.cnpq.br/7443566037095858

José Antonio da Silva

Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pela Universidade Federal de São João Del-Rei (1988), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Associado III da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Aproveitamento da Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: motor a combustão interna, análise térmica, etanol, biocombustíveis, emissões e simulação numérica. Coordenador do mestrado engenharia da energia por duas gestões.

Currículo: http://lattes.cnpq.br/4860919896697664

Leandro Reis Muniz

Mestre em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFMG, área de concentração Pesquisa Operacional e Engenharia de Manufatura, linha de pesquisa de Otimização de Sistemas Logísticos e de Grande Porte. Pós-graduado em Pedagogia Empresarial com ênfase em gestão estratégica de pessoas e organizações pelo CEPEMG e Newton Paiva. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto. Experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional, Planejamento da Produção, Suprimentos, Gestão de contratos e docência. 

Currículo: http://lattes.cnpq.br/9663408185877800

Leonardo Cristian Rocha

Professor Adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Leciona na graduação e pós-graduação de Geografia (UFSJ). Licenciatura e bacharelado em Geografia pela PUC-MG (2000), mestrado em Geografia e Análise Ambiental pela UFMG (2004), doutorado em Geografia e Análise Ambiental pela UFMG (2011). Possuo experiência em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: evolução do relevo, dinâmica fluvial, pedologia, geoquímica de superfície, geodiversidade, geoconservação, geoturismo e geopatrimônio.

Currículo: http://lattes.cnpq.br/2402953272245335

Marcello Angotti

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade Socioambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade socioambiental, sustentabilidade, mercado de capitais, políticas públicas e impactos ambientais.

Currículo: http://lattes.cnpq.br/4500665392435316

Maria Clara Oliveira Santos

Professora na Universidade Federal de São João del-Rei, onde realiza pesquisas sobre gestão urbana e direito à cidade. Doutora (2019) e Mestre (2011) em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (2007). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Urbanístico. Integra a equipe do Observatório Urbano de São João del-Rei (UFSJ) e também do Politeia: cultura política, teoria e identidade constitucional (UFU, UFV, UFJF, UFERSA). Fez estágio doutoral no Centro de Direitos Humanos da Università degli Studi di Padova (2017-2018) e foi pesquisadora visitante na Georgetown Law (2018). 

Currículo: http://lattes.cnpq.br/3203687754371080

Mário Sérgio de Almeida

Doutor em Administração com ênfase em Economia, Mercados e Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2013), MBA em Controladoria e Finanças (2010) e Bacharelado em Administração (2007) e em Ciências Contábeis (2012) pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Tem experiência profissional nas áreas de Administração e Contabilidade, tendo atuado em Gestão de Operações, Redefinição de Layout, Controle de Estoques, Rotinas Contábeis e Tributárias. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del Rei, lotado no Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis/DECAC.

Currículo: http://lattes.cnpq.br/0955490897141367

Mateus de Carvalho Martins

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (2000), mestrado e doutorado em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, da Universidade Federal Fluminense (2003 e 2008). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de São João del-Rei, no Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas (DAUAP) e professor do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidades (PIPAUS), da mesma universidade. Tem experiência na área de Engenharia Civil, Arquitetura e Artes, com ênfase em concreto, materiais, estruturas, sistemas estruturais, edificações históricas, materiais e estruturas em terra, técnicas de construção alternativas e sustentáveis, Bioconstrução, painéis cerâmicos. Atua principalmente nos seguintes temas: conservação, projetos, consolidação de estruturas, edificações históricas, alvenaria de pedra e argamassa, degradação e patologias de materiais e estruturas, recuperação e reforço de estruturas, estruturas e materiais em terra, tintas de terra, técnicas de construção alternativas e sustentáveis, Bioconstrução, painéis cerâmicos, auxiliando nas áreas de construção, cidade, patrimônio, arte, entre outras. Atualmente, é chefe do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas (DAUAP) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). É coordenado do Projeto de Pesquisa MATTAS (Materiais, Técnicas e Tecnologias Alternativas e Sustentáveis). O projeto visa auxiliar na organização e ampliação das pesquisas e extensões que o professor proponente vem realizando há anos, principalmente desde 2009, na Universidade Federal de São João del-Rei. A pesquisa tem foco na questão alternativa, criativa e sustentável, destacando os materiais, técnicas e tecnologias, além de auxiliar nas áreas de construção, cidade, patrimônio, arte, cultura popular, bioconstrução, entre outras, tanto na parte teórica como na prática. Além disso, busca-se também, nesse projeto de pesquisa, interagir com demais campos do conhecimento através de autores e orientadores que se relacionam com o tema, criando e estruturando bases de ação fundamentadas por diversas áreas, enriquecendo os trabalhos, como: Arquitetura e Urbanismo, Artes, Geografia, Engenharias, Ecologia, Patrimônio, Políticas Sócio-Culturais, Música, Solos, Administração, Jornalismo, Bioconstrução, Cultura Popular, Construção Popular, Arqueologia, Comunicação, Permacultura, Agrofloresta, entre outros. Busca-se na dimensão regional e local, materiais e técnicas para serem apropriadas, pesquisadas e trabalhadas. Como produto, busca também um processo como prática comunicativa dos trabalhos realizados e os contatos com as diversas áreas.

Currículo: http://lattes.cnpq.br/4714325705400318

Rafael Belitzck Ferreira

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006) e mestrado em Direito – Faculdades Milton Campos (2012). Doutorando em Ciências Jurídicas Empresariais pela Universidade de Coimbra. Atualmente é professor assistente II da Universidade Federal de São João Del-Rei.

Currículo: http://lattes.cnpq.br/0161574771675892

Renata de Souza Reis

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professora da Universidade Federal de São João del Rei onde coordena o curso de graduação em Zootecnia. É  professora do Programa de Pós-­graduação em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS) na mesma Universidade. Professora no Programa de Mestrado Profissionalizante em Nutrição e Produção Animal do Instituto Federal do Sudeste de Minas – Rio Pomba. Atua nas áreas de nutrição de animais não-ruminantes, tecnologia de produtos de origem animal, agroecologia e desenvolvimento rural sustentável. 

Currículo: http://lattes.cnpq.br/3667529119321771