Grupos de Estudos

 

grupo de estudo em SUSTENTABILIDADE (1)

O Centro de Estudos em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da UFSJ convida a comunidade acadêmica a participar de seu Grupo de Estudos em Sustentabilidade. O principal objetivo das atividades é ampliar o contato dos alunos da UFSJ com a temática ambiental através de modelos e análises de casos que foram realizados a partir de projetos sustentáveis. Além dos casos práticos, outros estudos científicos serão adotados como viés de construção de novas ideias e novos conceitos.
As reuniões são semanais, às segundas-feiras, no CRT-CTAN (sede do CEGAS) às 17h. Podem participar alunos de todos os cursos da UFSJ, sem a necessidade de inscrição prévia. Cada reunião contará com uma temática pré-determinada e textos selecionados servirão como base para as discussões. A cada mês, um documentário que verse sobre as temáticas desenvolvidas será exibido para fomentar os debates. Eventualmente, teremos a participação de professores e profissionais convidados.
Será emitido certificado de participação com horas complementares para os discentes que atenderem a pelo menos 75% das reuniões realizadas no semestre.
Os conteúdos das reuniões serão indicados no primeiro encontro, dia 18/04, podendo ser adaptados a partir dos interesses dos componentes do grupo. Alguns dos temas com possível abordagem neste semestre são:

  •  Transdisciplinaridade como modelo científico de Sustentabilidade;
  •  Tecnologias verdes e energias renováveis;
  •  Consumo consciente, produção limpa e gestão de resíduos;
  •  Antropoceno e resiliência ambiental;
  •  Segurança alimentar e agroecologia;
  •  Cidades sustentáveis e modelos de negócios.

Os textos selecionados  podem ser acessados no Google Drive do Grupo:

Reunião 4 – 09/02/2016 – Gestão de resíduos, Interesse Público e Gestão Pública

Reunião 3 – 02/05/2016 – Consumo consciente

Reunião 2 – 25/04/2016 – Há limites para o desenvolvimento sustentável?

– SEIFFERT, Mari Elizabete Bernardini. Gestão ambiental: instrumentos, esferas de ação e educação ambiental. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2014, p. 5-44 (Capítulo 1 – Desenvolvimento sustentável);

– MARQUES, Luiz. Capitalismo e colapso ambiental. Campinas: Ed. Unicamp, 2015, p. 471-511. (Capítulo 12 – A ilusão de um capitalismo sustentável).

 

Reunião 1 – 18/04/2016 – Transdisciplinaridade como modelo científico de sustentabilidade

– SILVA, Daniel José da. O paradigma transdisciplinar: uma perspectiva metodológica para a pesquisa ambiental in PHILiPPI Jr, Arlindo. Interdisciplinaridade em Ciências ambientais. São Paulo: Signus editora, 2000, p. 71 a 93 (capítulo 4),
– D’AMBROSIO, Ubiratan. A transdisciplinaridade como uma resposta à sustentabilidade in Revista Terceiro Incluído, NUPEAT-IESA-UFG, v.1, n.1, jan-jun, 2011, p. 1-13.

Fresh Fields